Ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá vai questionar embaixador da Rússia sobre tweet anti-LGBTQ

FOTO: TWITTER/ Oleg Stepanov
FOTO: TWITTER/ Oleg Stepanov

Mélanie Joly vai reunir-se com o embaixador da Rússia no Canadá. Em causa está uma série de tweets publicados pela embaixada contra cidadãos LGBTQ. Um dos Tweets visa a Ministra Federal do Desporto.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá convoca o embaixador da Rússia após a embaixada em Ottawa ter partilhado uma série de tweets de comunicação social anti-LGBTQ.

“Não surpreende que os russos tenham mais uma vez escolhido propaganda odiosa”, disse Mélanie Joly numa declaração emitida pelo Ministério que tutela.

“Não podemos absolutamente tolerar esta retórica… Isto é um ataque aos valores canadianos de aceitação e tolerância”.

É a terceira vez que o Embaixador Oleg Stepanov é convocado por Joly este ano.

Na semana passada, a Rússia aprovou uma lei que estende a proibição de publicar informações relacionadas com cidadãos LGBTQ.

A ministra do Desporto Pascale St-Onge, homosexua assumidal, criticou a legislação russa no Twitter, chamando-lhe “propaganda homofóbica” e “um ataque aos direitos humanos”. A embaixada russa respondeu com uma série de tweets acusando o Governo canadiano de se imiscuir nos assuntos russos e ainda perguntou como é que uma “política lésbica “apareceu neste mundo”.

Outros tweets recentes da embaixada russa incluíram uma imagem da bandeira do arco-íris com uma cruz sobreposta e a legenda:

“É tudo uma questão de família. A família é constituída por um homem, uma mulher e crianças”. Outro destaque vai para uma imagem de Adão e Eva com a legenda, “E sim, há apenas dois sexos/géneros”.