
Guimarães, Braga, 01 jul 2025 (Lusa) — O defesa Mikel Villanueva e o médio João Mendes deixaram o Vitória de Guimarães após os respetivos contratos com os minhotos terem terminado na segunda-feira, confirmou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.
“A ligação de João Mendes e de Mikel Villanueva com a Vitória Sport Clube — Futebol SAD chegou ao fim nesta segunda-feira, 30 de junho. Encerrado o vínculo, os atletas podem agora prosseguir uma nova etapa na sua carreira”, refere a nota publicada no site oficial.
Contratado ao Santa Clara no verão de 2022, o defesa venezuelano, de 32 anos, cumpriu três épocas ao serviço dos vitorianos, tendo somado um golo e uma assistência em 69 partidas oficiais, distribuídas pelo principal campeonato luso, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Conferência.
Internacional pela seleção da Venezuela em 33 ocasiões, Mikel Villanueva representou ainda o Deportivo Táchira e o Deportivo Lara, do país natal, o Málaga, o Cádis, o Reus e o Nàstic, em Espanha, além do emblema açoriano.
O médio, de 30 anos, deixa a formação vimaranense após duas temporadas nas quais marcou 15 golos e realizou seis assistências em 80 jogos oficiais, também repartidos pela I Liga portuguesa, pela Taça de Portugal, pela Taça da Liga e pela Liga Conferência.
O contrato entre João Mendes e o Vitória dispunha de cláusula de opção de mais uma época, que não foi acionada, pelo que o jogador formado no Leixões vai mudar de rumo na carreira, depois de ter alinhado também pelo Gondomar, pelo Nogueirense, pelo Operário de Lagoa, pela Oliveirense, pelo Tondela, pela Académica, pelo Estoril Praia e pelo Desportivo de Chaves.
TYME // AO
Lusa/Fim