Microsoft anuncia novo despedimento que pode afetar milhares de trabalhadores

Redmond, Washington, 02 jul (Lusa) — A Microsoft anunciou hoje uma nova ronda de despedimentos, a segunda em poucos meses, que deverá afetar milhares de trabalhadores em várias equipas a nível global, incluindo nas áreas de vendas e na divisão de videojogos Xbox.

A multinacional começou a enviar os avisos de despedimento hoje, mas em comunicado recusou especificar o número exato de funcionários abrangidos. Indicou apenas que os cortes representam menos de 4% da força de trabalho que tinha há um ano.

Segundo dados divulgados em junho do ano passado, a Microsoft empregava cerca de 228 mil trabalhadores a tempo inteiro. A redução agora anunciada poderá, assim, afetar perto de 9.000 pessoas.

“Continuamos a implementar mudanças organizacionais necessárias para posicionar melhor a empresa e as equipas num mercado dinâmico”, afirmou a Microsoft num comunicado.

No entanto, não ficou claro se este novo corte inclui os cerca de 6.000 trabalhadores já despedidos na vaga anterior, anunciada em maio.

Esta nova ronda de cortes surge numa altura em que várias empresas tecnológicas continuam a ajustar as suas estruturas após os fortes investimentos e contratações durante os anos da pandemia.

SCR // MSF

Lusa/Fim