
Um aviso de frio extremo para Toronto e outras partes da região GTHA foi levantado na manhã de dia 22 de janeiro. As previsões apontaram um ligeiro registo de aquecimento do tempo para uma máxima de apenas -11°C durante o dia, mas a sensação foi de -20°C, devido ao vento frio.
A temperatura era de -15°C às 10 da manhã, com uma sensação mais próxima de -23°C com o vento frio.
A Environment Canada indicou ainda que as previsões apontavam para temperaturas ligeiramente mais quentes na quinta-feira, dia 23, com subida da máxima diurna subir para – 6°C à tarde, apesar do vento frio dar sensação mais próxima de -18°C de manhã e de -13°C à tarde. A agência meteorológica afirmou ainda a possibilidade de 70% de hipóteses de queda de granizo.
As previsões meteorológicas da agência indicaram o regresso das temperaturas mais amenas a 24, sexta-feira, com previsão de temperatura máxima de -5°C. Para sábado e domingo, 25 e 26, as previsões indicaram temperaturas máximas de -4°C e -3°C, respetivamente.
As temperaturas gélidas registadas em Toronto no início da penúltima semana de janeiro ocorreram devido a um vórtice polar interrompido, tendo sido indicado como um dos eventos de ventos mais frios de Toronto nos últimos anos.
