
A cidade de Toronto vai registar temperaturas muito baixas na próxima semana, com a chegada de uma massa de ar ártico a algumas regiões do Canadá e dos Estados Unidos da América (EUA).
Segundo a Environment Canada, o frio está associado a um vórtice polar, que consiste numa circulação de ventos fortes de oeste que se forma na estratosfera, geralmente entre 15 e 50 quilómetros acima dos polos Norte e Sul, todos os invernos.
A agência meteorológica previu uma temperatura máxima de 2 °C na sexta-feira, 17 de janeiro, mas no sábado, dia 18, a temperatura máxima diurna descerá para -4 °C, com uma sensação térmica próxima de -10 °C.
No domingo, dia 19, as temperaturas podem descer para -8 °C e atingir uma sensação térmica de -20 °C com o vento frio. A previsão indica que as temperaturas de dia 19 se manterão no dia 20, segunda-feira, podendo descer ainda mais na terça-feira, dia 21, para uma máxima diurna de -11 °C e uma mínima de -17 °C. É provável que a temperatura pareça mais fria em algumas zonas devido ao vento frio.
Se as previsões para 21 de janeiro estiverem corretas, este será o dia mais frio da estação até à data, batendo a temperatura máxima mais baixa registada durante o dia no Aeroporto Pearson de Toronto, que foi de -8,7 °C a 22 de dezembro.
Para ajudar a comunidade mais vulnerável, a autarquia de Toronto informou que os centros de aquecimento estão preparados para serem ativados quando as temperaturas atingirem -5 °C ou sempre que for emitido um alerta meteorológico. Os centros de aquecimento funcionam 24 horas por dia.