Meteorologia: Ontário e Newfoundland enfrentam fortes nevões

Foto: X Toronto Pearson

Ontário foi atingido por um nevão a 8 e 9 de fevereiro, com registo de cerca de 20 cm de neve em algumas cidades. As cidades com maior registo de neve foram Oakville com 19 cm, Goderich com 18 cm, Cambridge, Burlington e Grimsby com 17 cm, Kitchener com 16 cm, Guelph e Woodstock com 15 cm e Toronto e GTA com 13 cm.

No entanto, a agência meteorológica The Weather Network anunciou que no Aeroporto Internacional de Pearson, em Toronto, a acumulação de neve atingiu os 15 cm de altura, sendo o maior registo de neve na cidade desde março de 2023.

Mas Ontário não foi a única província a ficar coberta de branco. St. John’s, em Newfoundland, está a recuperar de uma poderosa tempestade de fevereiro, que cumpriu todos os critérios necessários para ser reconhecida como um nevão e que também marcou o início da época de neve na cidade.

O pior do vento e das condições de visibilidade registou-se na noite de dia 9, domingo, e na manhã de dia 10 de fevereiro, segunda-feira. No entanto, cerca de 40 cm caíram na capital da Newfoundland quando a maioria dos habitantes da cidade começou as limpezas na tarde de segunda-feira.

A tempestade encerrou os transportes públicos, as repartições públicas, as escolas e muitas empresas na manhã de dia 10. Esta tempestade foi uma das primeiras na cidade a ser classificada como nevão desde uma tempestade de inverno em 2020, que ganhou o apelido de ‘Snowmageddon’.

O normal funcionamento da cidade retomou na tarde de dia 11 de fevereiro.