
As condições climáticas de inverno provocaram alertas em sete províncias e territórios a 2 e 3 de janeiro, com a Environment Canada a emitir alertas para áreas de Terra Nova e Labrador, Quebec, Ontário, British Columbia, Nunavut, Territórios do Noroeste e Yukon.
Para algumas comunidades foram emitidos avisos individuais, com alertas de frio extremo, nevões, rajadas de neve, ventos potencialmente prejudiciais e chuvas fortes.
Entretanto a OPP informou que apesar dos avisos de queda de neve em vigor em partes do sul de Ontário, a forte queda de neve resultou em vários acidentes e capotamentos em toda a região a 2 de janeiro.
As tempestades de neve com efeito de lago atingiram mais duramente as cidades e vilas em redor do Lago Simcoe e da Baía da Geórgia, com previsão de até 60 centímetros de neve.
Barrie, Collingwood, Midland e Wasaga Beach pareciam preparadas para receber o pior, e a neve pesada que soprava com rajadas de até 60 km/h nessas áreas a produzir pouca visibilidade e condições de condução “traiçoeiras”.
As áreas a leste de Toronto, incluindo Cobourg e Peterborough, também foram incluídas no aviso, uma vez as previsões apontavam para a queda de 25 cm de neve.
A oeste da cidade, foram ainda emitidos avisos de tempestades de neve em Kitchener e London, com emissão de avisos de viagem devido ao tempo de inverno para Mississauga, Brampton, Caledon e Halton Hills.