
Quase metade dos canadianos quer acabar com o programa de trabalhadores estrangeiros temporários. Um novo inquérito da Abacus Data mostra que 44% dos inquiridos são a favor de acabar com esta medida, criada para responder à escassez de mão de obra.
O apoio à eliminação é maior entre os mais novos. Ronda os 50% na faixa dos 30 aos 44 anos e chega aos 48% entre os 18 e os 29. Nas províncias das pradarias a rejeição é mais forte. Já no Quebec e nas províncias atlânticas o programa tem mais apoio.
O líder conservador já propôs acabar com o programa. Pierre Poilievre diz que tira oportunidades de emprego aos canadianos, sobretudo aos jovens. O premier de British Columbia (B.C.), David Eby, também juntou a sua voz ao coro de críticas.
O primeiro-ministro rejeita essa ideia. Mark Carney garante que o programa não vai ser extinto e lembra que está em curso uma revisão mais ampla das políticas de imigração.
O inquérito foi feito online. Segundo o Conselho de Investigação em Sondagens do Canadá, não é possível atribuir margem de erro porque não foi usada uma amostra aleatória.
