
Lisboa, 07 out 2022 (Lusa) — O medicamento anti-hipertensor Inderal está esgotado em Portugal, anunciou hoje o Infarmed, adiantando que a empresa responsável pela sua comercialização está a desenvolver esforço para antecipar a data de reposição prevista para o inÃcio do próximo ano.
Numa circular informativa, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) adianta que “os medicamentos contendo propranolol (Inderal, comprimido revestido, 10 e 40 mg) encontram-se em rutura de ‘stock'”, prevendo-se que esta rutura se mantenha até ao inÃcio do ano de 2023.
Face a esta situação, o Infarmed recomenda aos médicos que, sempre que possÃvel, sejam prescritas alternativas terapêuticas a este medicamento, que é “um anti-hipertensor pertencente à classe dos bloqueadores beta não seletivos cardÃacos”.
Diz ainda que está a analisar a possibilidade de utilização de medicamentos rotulados em lÃngua estrangeira.
“Para garantir o acesso do medicamento aos doentes que não disponham de alternativas, e enquanto não for possÃvel a utilização dos medicamentos em lÃngua estrangeira, os hospitais e farmácias poderão adquirir este medicamento através do mecanismo de autorização de utilização excecional”, salienta o Infarmed.
Refere ainda que a empresa responsável pela comercialização deste medicamento – Atnahs Pharma Netherlands B.V. — está a desenvolver esforços no sentido de antecipar a data de reposição do medicamento utilizado para o controle de hipertensão, no tratamento e prevenção do enfarte do miocárdio, da angina, arritmias cardÃacas, enxaqueca.
HN // ZO
Lusa/fim



