Mau tempo: Barragem do Caia descarregou entre 20 a 25 milhões de metros cúbicos de água

Elvas, Portalegre, 19 fev 2026 (Lusa) – A Barragem do Caia, em Elvas, no distrito de Portalegre, concluiu as descargas à superfície e de fundo, que terão libertado “entre 20 a 25 milhões de metros cúbicos” de água, revelou hoje fonte da entidade gestora.

Contactado pela agência Lusa, o gestor da Associação de Beneficiários do Caia (ABCAIA), Luís Rodrigues, revelou que as descargas foram suspensas na segunda-feira, após a albufeira atingir um nível de armazenamento de cerca de 174 milhões de metros cúbicos.

O processo de descargas à superfície, pelo quarto ano consecutivo, teve inicio no dia 26 de janeiro, quando a barragem atingiu os 205 milhões de metros cúbicos de armazenamento, ultrapassando a sua capacidade total, que ronda os 191 milhões de metros cúbicos.

As descargas de fundo arrancaram, por sua vez, no dia 02 de fevereiro, situação que já não ocorria naquela albufeira desde 2013.

Em relação à campanha de rega, Luís Rodrigues indicou que deverá começar em “finais de março” e que “não haverá muita necessidade” de efetuar regas.

Luís Rodrigues acrescentou ainda que a campanha vai arrancar “dentro do período normal”, devendo também ser uma “campanha normal” para os agricultores.

A barragem, construída em 1963, assegura o abastecimento público dos concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, no distrito de Portalegre, além de servir para a agricultura.

Depois de ser descarregada e libertada desta albufeira, a água segue o seu trajeto pelo Rio Caia, entrando a seguir no curso do Rio Guadiana, até chegar à Barragem do Alqueva.

HYT // RRL

Lusa/Fim