Mary Simon: computadores da governadora-geral “hackeados”

Foto: Governor General of Canada | Twitter
Foto: Governor General of Canada | Twitter

O Gabinete da governadora-geral do Canadá, Mary Simon, informou esta quinta-feira que os computadores foram ‘hackeados’. Está em curso uma investigação de crimes cibernéticos. Em comunicado, o gabinete da representante da rainha Isabel II afirma que aconteceu um acesso não autorizado da rede interna.

O Gabinete da governadora-geral, Mary Simon, diz que existiu um acesso não autorizado aos computadores.

De acordo com um comunicado divulgado na manhã de quinta-feira, o Gabinete de Mary Simon, está a trabalhar com o Centro Canadiano de Segurança Cibernética na investigação e tomou medidas imediatas para fortalecer a rede interna.

“O Centro Canadiano de Segurança Cibernética está a continuar o trabalho com especialistas e procura novas melhorias de rede conforme necessário”, avança o comunicado.

O centro de segurança também conversou com o Office of the Privacy Commissioner sobre a violação, jurando que proteger as informações pessoais dos que trabalham e interagem com o escritório é uma prioridade.

Numa declaração separada, o Communications Security Establishment (CSE) e o Centro Canadiano de Segurança Cibernética confirmaram que estão a investigar o incidente, mas os detalhes de como foi descoberto o acesso indevido não foram revelados.

“Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o Centro Canadiano de Segurança Cibernética para garantir que existam sistemas e ferramentas robustas para detetar e investigar ameaças e para as neutralizar quando ocorrem”, pode ler-se no comunicado.

“As ameaças cibernéticas podem resultar de vulnerabilidades de sistema, ou de ataques deliberados, persistentes e direcionados por atores externos para obter acesso às informações”, concluiu o departamento.