Porto, 29 mai (Lusa) – O Presidente da República defendeu hoje “posições comuns” aos Estados membros da União Europeia (UE) no contacto com o Reino Unido, considerando que o relacionamento com os britânicos “é importante”, mas não à custa da unidade da Europa.
Marcelo Rebelo de Sousa, que fazia no Porto a abertura da conferência “Europa, para onde vamos?” organizada pelo Jornal de Notícias, enumerou vários desafios que, do seu ponto de vista, a Europa tem de enfrentar, apontando “a negociação com um membro, que o é ainda, mas que decidiu deixar de ser” como um desses desafios.
Referindo-se ao Reino Unido, que em junho do ano passado, depois de um referendo, decidiu abandonar a UE, Marcelo Rebelo de Sousa disse nunca ter escondido o respeito que lhe mereceu a decisão britânica, mas também o desgosto que teve “pessoal e institucionalmente com tal decisão”.
