Mais seis canadianos detidos em Israel

Foto: Facebook Freedom Flotilla Coalition

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Anita Anand, afirmou que os canadianos detidos por Israel por tentarem chegar à Faixa de Gaza devem aceitar a ajuda consular de Ottawa para regressarem a casa.

Anand disse esta sexta-feira, 10 de outubro, que seis canadianos foram detidos em barcos no Mar Mediterrâneo que navegavam em direção a Gaza. A ministra adiantou que Ottawa está a pedir às autoridades israelitas que os libertem o mais rapidamente possível.

Anand afirmou que a assistência consular pode ajudar a “facilitar o processo com as autoridades israelitas no terreno”. Segundo a ministra, às vezes os funcionários consulares estão no local e os canadianos não aceitam ajuda.

Os novos ativistas detidos tentavam chegar ao enclave palestiniano para entregar ajuda humanitária. As autoridades de Israel já libertaram  anteriormente três canadianos que viajavam num barco separado.

Um grupo de defesa em Newfoundland e Labrador chamado Palestine Action YYT afirma que três ativistas da província foram detidos.