
Redação, 20 out 2022 (Lusa) – Mais de 260 ocorrências, na maioria inundações e quedas de árvores, foram registadas durante o dia de hoje no continente português devido à chuva e ao vento, afetando sobretudo os distritos de Aveiro, Braga, Porto, Viseu e Lisboa.
Segundo fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), depois de uma “noite calma”, entre as 08:00 e as 20:00 houve registo de 262 ocorrências, sobretudo “quedas de árvores, inundações e limpezas de vias devido à s inundações”, com maior visibilidade naqueles cinco distritos, sem vÃtimas ou danos muito significativos.
Também os Sapadores Bombeiros de Lisboa, responsáveis pelo socorro na cidade, não registaram ocorrências de relevo, respondendo sobretudo a “pequenas inundações”, indicou fonte do regimento pouco depois das 20:00, sem ter uma contabilização dos incidentes.
Desde o inÃcio do atual perÃodo de avisos meteorológicos relativos a chuva, à s 18:00 de terça-feira, a ANEPC registou, até à s 20:00 de hoje, 658 ocorrências no território continental.
Devido à previsão de chuva por vezes forte, 13 distritos e a Madeira estiveram hoje, em diferentes perÃodos, sob aviso amarelo (o menos grave de três nÃveis), tendo havido ainda diferentes zonas abrangidas por avisos relativos a vento.
Toda a costa de Portugal continental está até à s 03:00 de sexta-feira sob aviso amarelo relativo a agitação marÃtima, enquanto na Madeira este nÃvel deixa de vigorar à s 24:00 de hoje.
Portugal está a ser afetado desde quarta-feira pela depressão Armand, com vento, chuva por vezes forte e persistente e agitação marÃtima.
Em comunicado, o IPMA adiantou que os efeitos da depressão vão ser sentidos pelo menos até sexta-feira, com vento por vezes forte, transportando uma massa de ar tropical muito húmida.
ROC (DD) // JH
Lusa/fim



