Mais de 2 mil milhões de dólares esquecidos no Canadá com cheques por levantar

Foto: Wealth Professional

Documentos do governo canadiano revelam que quase 3,9 milhões de cheques emitidos não foram levantados pelos destinatários, totalizando mais de 2 mil milhões de dólares em fundos que continuam sem ser usados.

Os montantes incluem vários tipos de pagamentos: reembolsos de impostos, pensões e benefícios distribuídos pela Canada Revenue Agency e outras agências governamentais.

Entre os valores não levantados, cerca de 141 milhões de dólares estavam em cheques do Canada Carbon Rebate, e 50 milhões de dólares em créditos fiscais do programa Climate Action destinados a residentes da Colúmbia Britânica, benefícios que já não existem, porém os cheques continuam válidos.

Também aproximadamente 42,8 milhões de dólares em cheques da Canada Child Benefit, um pagamento mensal isento de imposto para ajudar com os custos de criar filhos, permanecem sem ser depositados pelos beneficiários.

Embora o governo prefira pagar por depósito direto, cerca de 8,5 % dos pagamentos federais ainda são feitos por cheque, e muitos destes documentados no período em análise nunca foram levantados.

Importa saber que os cheques federais não expiram. Se um cheque for perdido ou danificado, e não foi levantado, pode ser substituído: os contribuintes são incentivados a verificar as suas contas da Canada Revenue Agency online ou a contactar a agência por telefone para saber se têm pagamentos por levantar.

Estes valores evidenciam que muitos canadianos podem ter dinheiro à espera de ser levantado sem saber, um lembrete para verificar regularmente pagamentos federais e atualizações de contacto junto das autoridades fiscais.