
Um novo estudo divulgado a 17 de junho, pelo Healthcare of Ontario Pension Plan (HOOPP), em parceria com a Abacus Data, revelou que a maioria dos canadianos que ainda não se reformaram não acredita que alguma vez o possa fazer.
Entre os inquiridos não reformados, 59% acreditam que nunca estarão em condições financeiras de se reformar, enquanto 66% acreditam que terão de continuar a trabalhar, mesmo que se reformem, para se sustentarem financeiramente.
Segundo o estudo, muitos canadianos simplesmente não têm meios para poupar para a reforma. 60% dos inquiridos declararam não ter qualquer rendimento disponível, afirmando que todo o dinheiro que ganham vai diretamente para despesas essenciais.
O inquérito também revelou que 49% dos inquiridos não tinham posto de lado qualquer dinheiro para a reforma no ano passado, enquanto 39% declararam nunca ter poupado para a reforma.
A incapacidade dos canadianos de poupar para a reforma deve-se a uma série de fatores, incluindo os custos de vida quotidianos, a incerteza económica, a inflação, a acessibilidade da habitação e os cortes nos serviços de saúde do Governo, de acordo com os inquiridos.
As conclusões baseiam-se num inquérito online a dois mil canadianos com 18 anos ou mais, realizado de 11 a 16 de abril de 2025.