Lista de espera para atendimento a autistas triplica em Ontário

foto: Pexels

A lista de espera para tratamento de autismo em Ontário continua a crescer, de acordo com pais e defensores, que afirmam que as crianças não estão a receber o apoio de que precisam.

A Ontario Autism Coalition (Coligação de Autismo de Ontário) afirmou que uma nova pesquisa mostra um quadro devastador da realidade enfrentada por pessoas autistas e suas famílias, concluindo que o Governo Ford abandonou mais de 60 mil crianças e jovens que ainda estão na lista de espera por serviços clínicos essenciais.

O tempo médio de espera para crianças e jovens terem acesso aos serviços é de mais de cinco anos, de acordo com a pesquisa, forçando os pais a fazerem escolhas impossíveis.

O estudo revelou ainda que menos de um quarto das crianças registadas no Programa de Autismo de Ontário tiveram acesso à terapia que lhes foi prometida pelo Governo provincial.

47% dos inquiridos referiram ainda que não há apoio suficiente nas escolas, com 9% a não poder frequentar os espaços de ensino devido à falta de recursos.

O ministro da Educação, Paul Calandra, afirmou estar a par da situação e a trabalhar na necessidade de redirecionar o financiamento existente para estas situações, apoio este que o relatório do órgão fiscalizador financeiro de Ontário afirma não existir.

Já a Ontario Autism Coalition apela a financiamento de emergência para tirar as crianças da lista de espera.