
A corrida eleitoral para o 25.º primeiro-ministro do Canadá começou a 23 de março, com o anúncio da dissolução do Parlamento.
Os candidatos das diferentes forças políticas manifestaram a sua posição quase de imediato e ergueram as suas vozes em campanha. E os canadianos começam a manifestar as suas opções, com os liberais a conquistarem a preferência novamente, algo que não acontecia desde o início de 2023.
A 13 de janeiro, uma semana após o ex-primeiro-ministro Justin Trudeau anunciar a sua intenção de se demitir, os liberais e o NDP estavam atrás dos conservadores por dois dígitos. Os conservadores tinham uma vantagem expressiva com 47% dos eleitores decididos, enquanto os liberais tinham 21% e o NDP 17%.
A sorte dos liberais começou a mudar após a saída de Trudeau, com a ascensão de Mark Carney à liderança do Partido Liberal a aparentar consolidar a tendência. A sondagem mais recente sugere que 39% dos canadianos acreditam que Carney seria o melhor primeiro-ministro, em comparação com os 28% atribuídos ao líder conservador Pierre Poilievre.
Com isto, os liberais federais estão a ganhar mais apoio dos eleitores, e quase um em cada dois canadianos entrevistados acha que os liberais vão ganhar as eleições, segundo uma nova sondagem. A pesquisa realizada pela Leger revelou que 44% dos eleitores decididos votariam nos liberais nas próximas eleições, à frente dos conservadores, que têm 38% de apoio.
Uma outra sondagem da Leger, divulgada em meados de março, atribuía 42% de apoio aos liberais e 39% aos conservadores. Outra pesquisa, divulgada em finais de fevereiro, revelava um empate entre liberais e conservadores com 37% cada.
Na sondagem atual, o NDP tem apenas 6%, uma queda de três pontos em relação à última sondagem.
Os liberais lideram em Ontário, em British Columbia (B.C.), no Quebec e nas Províncias Atlânticas, enquanto os conservadores continuam a ser a principal escolha em Alberta, em Saskatchewan e em Manitoba.
A nova sondagem, realizada online entre 20 e 23 de março, não tem margem de erro, segundo o Canadian Research Insights Council.