
Figueira da Foz, Coimbra, 18 jul 2026 (Lusa) — O cantor e compositor escocês Lewis Capaldi manifestou-se deliciado por atuar na praia da Figueira da Foz e regressar a Portugal, depois do concerto cancelado há quatro anos por motivos de saúde, história que recordou hoje.
“Estou muito contente por estar aqui”, disse Capaldi, após as três primeiras músicas do concerto que deu na praia do Relógio, na cidade litoral do distrito de Coimbra.
Exprimindo-se em inglês — mesmo se arriscou um “olá” em português, aprendido minutos antes no ‘backstage’, antes de entrar em palco pelas 21:00, reconheceu, desculpando-se –, o músico de 29 anos revelou a alegria de voltar a Portugal, após o tal cancelamento no Festival Sudoeste quando já ia a caminho do espetáculo, em 2022, e se sentiu mal.
Nessa interação com o público, finalmente na estreia no nosso paÃs, o cantor prometeu quase duas dezenas de músicas, ” a maior parte depressivas”, revelou, brincando com o que tinha acabado de dizer.
Mais à frente, confirmou-o, com uma “canção muito, muito triste” e antes de Before You Go (de 2019), cantada em unÃssono por milhares de pessoas.
Em 2023, Lewis Capaldi retirou-se dos palcos por dois anos para tratar das questões de saúde que o afetavam e hoje fez questão de recordar esses tempos “muito negros”.
“Sinto-me feliz e melhor do que nunca, é muito especial estar aqui, muito obrigado por estarem aqui, prometo que vou voltar a Portugal “, reafirmou, afinal o mote para, ao piano e com a sua banda, arriscar uma versão poderosa de “The Day That I Die”, a canção que escreveu, em 2025, sobre a sua própria morte, assumiu.
Nas primeiras filas – aquelas onde, nos festivais do género, estão, habitualmente, os verdadeiros fãs – o público feminino estava em esmagadora maioria: minutos antes do concerto começar, perante as câmaras presentes, as jovens iam afinando as vozes, cantando e esperando pelo ‘hit’ que todos conhecem (ou, pelo menos, já ouviram) do cantor escocês, “Someone You Loved”, agendado para o fim do espetáculo de 75 minutos, naquele que foi o momento mais emotivo da noite, acompanhado pela voz das milhares de pessoas presentes.
Neste segundo dia da primeira edição do “Portugal Summer Sessions”, na praia da Figueira da Foz – promovido pela MOT — Memories of Tomorrow e pela Live Nation e com uma segunda edição já confirmada para 16 e 17 de julho de 2027 — atuaram ainda Pedro Santos, cantor radicado no Reino Unido e os madeirenses NAPA, senhores de uma enérgica atuação ao longo de 45 minutos e 10 temas.
Â
JLS // mll
Lusa/Fim



