
Kiev, 25 jan 2023 (Lusa) – O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aprovou hoje a imposição de sanções contra dez representantes da Igreja Ortodoxa e um ex-deputado por alegados atos de apoio à invasão russa.
A Presidência ucraniana publicou hoje no portal oficial o decreto em que aceita a decisão do Conselho Nacional de Segurança e Defesa ressaltando que a aplicação da medida vai ser levada a cabo pelo secretário do organismo.
Segundo a agência de notÃcias ucraniana UNIAM, entre as pessoas alvo das sanções figuram, entre outras, o vigário da Catedral da Sagrada Dormição de Kiev, quatro bispos e o arcebispo de Rovenkyv e Sverdlovks e o ex-deputado Vadim Novinski.Â
O decreto foi publicado um dia depois de Zelensky ter anunciado sanções contra 22 clérigos russos que supostamente apoiam a guerra.
“São impostas sanções contra 22 cidadãos russos que, sob o pretexto da espiritualidade, apoiam o terror e a polÃtica genocida”, indica o chefe de Estado.
Nas últimas semanas, registam-se na Ucrânia buscas em instituições religiosas, medidas que Kiev enquadra como “segurança nacional”.
PSP// APN
Lusa/fim
Â
Â



