Juiz Alexandre de Moraes agradece a Lula retirada de sanções dos EUA

Brasília, 13 dez 2025 (Lusa) — O juiz Alexandre de Moraes agradeceu hoje o papel que o Presidente do Brasil teve na retirada das sanções que lhe tinham sido impostas pelo seu envolvimento no processo que levou à condenação de Jair Bolsonaro.

“Agradeço ao presidente Lula. A verdade venceu hoje”, disse Alexandre de Moraes na inauguração do SBT News, em São Paulo, que contou com a presença do chefe de Estado brasileiro.

 No mesmo discurso, o juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) frisou que o Brasil alcançou uma “tripla vitória: do Judiciário brasileiro, que não se rendeu a ameaças e coerções e continuará atuando com imparcialidade, da soberania nacional e da democracia”.

Também Lula da Silva, no mesmo evento, disse que a retirada das sanções dos Estados “é bom para o Brasil e para a democracia brasileira”.

“A tua vitória [Alexandre de Moraes] é a vitória da democracia brasileira”, sublinhou o chefe de Estado brasileiro.

Os Estados Unidos levantaram na sexta-feira as sanções financeiras impostas ao juiz brasileiro Alexandre de Moraes.

O nome do magistrado deixou de constar no registo do Escritório de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro norte-americano.

Os Estados Unidos revogaram o visto de Moraes em julho e impuseram-lhe sanções financeiras após o magistrado ter ordenado uma série de medidas cautelares contra Bolsonaro durante o julgamento por tentativa de golpe, que terminaria na condenação em setembro a 27 anos e três meses prisão. 

A medida do Departamento do Tesouro foi enquadrada na Lei Magnitsky, que autoriza o executivo norte-americano a impor sanções a cidadãos estrangeiros envolvidos em atos de corrupção ou violações dos direitos humanos.

Trump também aumentou as tarifas sobre as exportações brasileiras para 50% em retaliação ao julgamento contra Bolsonaro, mas Lula da Silva reagiu, afirmando que a soberania e a democracia do Brasil não eram negociáveis.

Apesar da condenação de Bolsonaro, os canais de comunicação entre os Estados Unidos e o Brasil foram reabertos, com os dois líderes a participarem em várias reuniões e Trump a retirar as tarifas sobre certos produtos brasileiros, incluindo carne de vaca, legumes, café e cacau.

MIM (MYMM) // RBF

Lusa/Fim