
A Unidade de Investigações Especiais (SIU) de Ontário informou a morte de um rapaz de 16 anos no hospital, após ter sido baleado pela polícia de Toronto durante uma “troca de tiros”.
Segundo a SIU, o incidente ocorreu após a polícia de Toronto ter parado um carro na Sheppard Avenue West e Bathurst Street por uma infração de trânsito por volta das 11 pm de 20 de abril. No total, estavam seis pessoas no veículo quando a polícia o mandou parar.
As autoridades acreditam que o adolescente que morreu tenha sido o que disparou contra a polícia “com base numa análise das imagens das câmaras usadas pelo corpo”.
As imagens das câmaras corporais da polícia parecem mostrar o incidente com início na abordagem do agente da polícia e evacuação dos passageiros da viatura. Durante a saída dos ocupantes, um homem, sentado no banco de trás, parece inclinar-se para a frente e sacar de uma arma, disparando na direção do agente, que se afasta, disparando vários tiros contra o veículo enquanto grita “arma”.
Outro ponto de vista do tiroteio parece mostrar um agente a falar com o condutor ao volante, enquanto um segundo agente se encontra do lado oposto do carro, ao lado de duas pessoas. O agente do lado do condutor afasta-se subitamente, disparando a sua arma contra o carro segundos antes de o segundo agente começar a disparar a partir da retaguarda.
A SIU e a polícia de Toronto confirmaram que nenhum dos agentes ficou ferido na troca de tiros.
A polícia de Toronto informou que os outros cinco ocupantes do veículo, com idades entre 16 e 20 anos, são de Toronto ou Brampton. Acrescentaram que todos eles foram detidos e enfrentam várias acusações.