
Maputo, 30 jan 2026 (Lusa) – O Governo do Japão doou hoje perto de 70 mil dólares (58 mil euros) para financiar um projeto de reabilitação de infraestruturas de educação infantil no distrito de Chibuto, em Gaza, sul de Moçambique, anunciou o embaixador.
“É com grande satisfação que o Governo do Japão, no âmbito do programa de assistência a projetos comunitários e de segurança humana, aprovou o projeto de reabilitação de infraestruturas de educação infantil no distrito de Chibuto, na província de Gaza”, disse Hamada Keiji, embaixador japonês em Moçambique, durante a assinatura do acordo de financiamento, em Maputo.
Segundo o responsável, o projeto, implementado pela AIDGlobal, uma Organização não governamental (ONG) que opera em Portugal e Moçambique, vai apoiar na construção de cinco escolas comunitárias e instalação de tanques de água, bem como no fornecimento de mobiliário e equipamentos para salas de aulas e armazéns em cinco localidades do distrito.
“O Japão continuará a apoiar Moçambique, não só nas comunidades locais, mas também em todo o território nacional. Esperamos que a amizade, a cooperação entre os dois países se fortaleça ainda mais”, acrescentou o diplomata japonês.
Jéssica Sitoe, técnica na AIDGlobal, avançou que através do projeto, que se vai iniciar em março e com previsão de duração de 12 meses, espera-se reforçar o acesso à educação, garantir água potável e melhorar o acesso ao saneamento e higiene das comunidades daquele distrito.
“Face às inundações e à fragilidade enfrentadas pelo nosso país, é importante o investimento em infraestruturas seguras onde as nossas crianças possam brincar, aprender, desenvolvendo as suas áreas cognitivas, linguagem motora e, principalmente, socioafetivas. Queremos com estas infraestruturas garantir que as crianças desenvolvam as atividades em espaços seguros em todas as estações do ano”, explicou a responsável.
Segundo Sitoe, com o projeto, os membros das comunidades de Malehisse, Chiconelane, Maivene, Bairro 25 de Junho Unidade 2 e Bairro 25 de Junho Unidade 4, beneficiárias destas infraestruturas, vão se sentir ainda mais motivadas a inscrever as suas crianças, valorizando o ensino pré-escolar.
“Agradecemos à embaixada do Japão pela confiança que depositou na AIDGlobal e o apoio na realização de um sonho antigo. A AIDGlobal compromete-se a investir e a garantir todo o esforço necessário”, concluiu Jéssica Sitoe.
Em 10 de outubro, o Japão também doou 97,5 mil dólares (84,2 mil euros) para reabilitar uma escola de pesca e construir uma enfermaria para tratamento de lepra em duas províncias moçambicanas.
“Acreditamos que estes dois projetos vão muito além da simples construção de instalações. Eles fortalecem a educação e a saúde e representam uma excelente oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação entre os nossos países”, disse na altura Hamada Keiji.
O Japão já havia anunciado anteriormente que vai doar mais de 50 milhões de euros para projetos em Moçambique, conforme acordos assinados em março de 2024 em Maputo, o primeiro país a implementar o novo modelo de cooperação internacional definido pelo Governo japonês.
LCE // VM
Lusa/Fim
