
Jerusalém, 10 set 2024 (Lusa) — O exército israelita anunciou hoje ter matado o comandante da Força Radwan, a unidade de elite do grupo islamita libanês Hezbollah, num ataque na zona de Qaraoun, sul do LÃbano.
De acordo com o exército, Mohammad Qassem al-Sha’a “promoveu numerosas atividades terroristas contra o Estado de Israel” e a sua “eliminação prejudica ainda mais a capacidade do Hezbollah de promover e lançar” ataques contra a fronteira norte do paÃs.
“A artilharia também teve como alvo as áreas de Souaneh e Ayta ash Shab”, também no sul do LÃbano, acrescentou o comunicado militar.
O grupo libanês, por sua vez, confirmou a morte de Al-Sha’a, mas não especificou o cargo que ocupava.
A Agência Nacional de NotÃcias libanesa (ANN) reportou esta manhã a morte de uma pessoa e disse que outras duas ficaram feridas quando um ‘drone’ israelita bombardeou uma mota na zona de Bab Mareh, no sudeste do LÃbano.
O ‘drone’, disse a agência, disparou um mÃssil contra uma motorizada na estrada que liga as cidades de Bab Mareh e Saghbine, onde também passava um carro civil.
A situação na fronteira israelo-libanesa está no seu ponto mais tenso desde 2006, com fortes trocas de tiros desde 08 de outubro, um dia depois do inÃcio da guerra na Faixa de Gaza e em solidariedade com o Hezbollah e as milÃcias islamitas palestinianas no enclave.
Nos últimos meses, o fogo cruzado entre as duas partes intensificou-se e a comunidade internacional receia a eclosão de uma guerra regional.
Na segunda-feira, Benny Gantz, lÃder da oposição e antigo ministro do gabinete de guerra de Israel, agora dissolvido, apelou ao governo para lançar uma guerra aberta contra o Hezbollah no LÃbano.
“Chegou a hora do norte e, de facto, já é tarde demais”, avisou.
Até à data, o fogo cruzado custou a vida a pelo menos 649 pessoas de ambos os lados da divisão, a maioria das quais do lado libanês e nas fileiras do Hezbollah, que confirmou cerca de 396 baixas, algumas na SÃria.
No total, cerca de 600 pessoas foram mortas no LÃbano, incluindo pelo menos 124 civis, dos quais 19 menores e três jornalistas, bem como cerca de 77 membros de outras milÃcias e dois soldados libaneses.
Em Israel, 50 pessoas foram mortas no norte do paÃs: 24 militares e 26 civis, incluindo 12 menores e adolescentes, num ataque nos Montes Golã ocupados pela SÃria.
JH // PDF
Lusa/Fim



