
Telavive, 28 jun 2026 (Lusa) – As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) afirmaram hoje ter morto “vários terroristas armados” no sul da SÃria, no sábado.
“Ontem, as forças da Brigada Etzioni (…) eliminaram vários terroristas armados na zona de segurança no sul da SÃria”, afirmou o exército israelita, num comunicado.
As IDF garantiram que “continuarão a operar na zona de segurança no sul da SÃria e a eliminar qualquer ameaça aos cidadãos do Estado de Israel e à s forças” militares israelitas.
O exército israelita ocupa uma “zona de segurança” no sul da SÃria desde o final de 2024. Na quinta-feira, o ministro da Defesa, Israel Katz, declarou que Israel pretende manter as suas tropas ali “indefinidamente”, tal como no LÃbano e na Faixa de Gaza.
Em 22 de junho, a ONU confirmou que a atividade militar de Israel no sul da SÃria continua ativa, inclusive em violação ao Acordo de Separação de Forças de 1974.
Numa reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre os desenvolvimentos polÃticos e humanitários na SÃria, o enviado especial adjunto das Nações Unidas para território sÃrio, Claudio Cordone, explicou que as forças israelitas mantiveram a sua presença na área de separação e realizaram incursões quase diárias em partes do sul do paÃs, estabelecendo postos de controlo temporários e realizando buscas e detenções de civis.
Alguns desses civis foram libertados após interrogatório pelas IDF, e outros, segundo os relatos recolhidos pela ONU, permanecem sob custódia israelita.
Cordone relatou igualmente restrições ao acesso de civis sÃrios e danos em terras agrÃcolas.Â
“O Governo sÃrio tem demonstrado contenção, ao mesmo tempo que sinaliza abertura a um acordo de segurança com Israel, embora não tenham sido alcançados progressos tangÃveis até à data. As Nações Unidas na SÃria estão a intensificar os seus esforços para satisfazer as necessidades da população afetada, no meio da contÃnua atividade militar israelita”, afirmou o enviado.
“Reiteramos veementemente o nosso apelo a Israel para que cumpra o Acordo de 1974, liberte os detidos ilegalmente e respeite a soberania e a integridade territorial da SÃria”, instou.
Â
VQ (MYMM) // VQ
Lusa/Fim



