
Beirute, 05 jul (Lusa) — As forças de Damasco, apoiadas pelos aliados militares russos, bombardearam de forma “intensa” os setores onde se encontram opositores na provÃncia de Deraa, na SÃria, onde ocorre uma ofensiva governamental.
Segundo o Observatório SÃrio para os Direitos Humanos, a “intensidade inédita” dos bombardeamentos verificou-se hoje com o lançamento de “centenas” de mÃsseis e de barris de explosivos pela aviação da SÃria e da Rússia.
O alvo foi a zona onde se encontram os opositores ao regime de Damasco na região de Deraa.
Na quarta-feira, as conversações entre representantes russos e o dirigente da oposição em Deraa chegaram a “um impasse” segundo disse à organização não-governamental com sede em Londres, Jaled al Hebus que lidera o movimento contra Damasco na zona.
Dados das Nações Unidas estimam entre 270.000 e 330.000 os sÃrios que fugiram da zona desde que a 19 de junho se iniciou a ofensiva do regime para expulsar os rebeldes, que controlam cerca de um terço da provÃncia de Deraa.
Segundo o Observatório SÃrio dos Direitos Humanos, a ofensiva já causou a morte a mais de 130 civis, incluindo 19 crianças.
A ONU tem apelado a um cessar-fogo em Deraa, provÃncia onde em março de 2011 começou a contestação ao regime de Bachar Al-Assad, cuja repressão deu inÃcio à guerra civil que já causou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados.
PSP (PAl) // SB
Lusa/fim



