
Um novo inquérito do Angus Reid Institute revela que a maioria dos canadianos apoia uma resposta firme às ameaças tarifárias dos Estados Unidos. O estudo surge numa altura em que o Canadá enfrenta a possibilidade de novas tarifas de 50% sobre vários produtos nacionais.
Segundo a sondagem, realizada entre 23 e 25 de julho junto de 1.790 adultos canadianos, 62% dos participantes defendem algum tipo de medida de resposta contra produtos norte-americanos.
Entre estes, 34% apoiam uma resposta equivalente às tarifas impostas pelos Estados Unidos, enquanto 28% preferem contra-tarifas mais limitadas. Cerca de 19% defendem que Ottawa não avance com medidas de resposta e procure antes negociar um novo acordo comercial com Washington.
O inquérito revela também uma quebra na confiança dos canadianos na capacidade do primeiro-ministro Mark Carney para alcançar uma solução com a administração norte-americana. 43% acreditam que o governo federal conseguirá negociar um bom acordo, abaixo dos 51% registados anteriormente.
Na questão dos laticÃnios, as opiniões permanecem divididas. 61% rejeitam a possibilidade de o Canadá permitir maior acesso aos produtos lácteos norte-americanos.
As novas tarifas anunciadas por Donald Trump surgem após crÃticas dos Estados Unidos a várias medidas canadianas, incluindo o sistema de proteção dos laticÃnios, restrições ao álcool norte-americano e quotas sobre veÃculos.
O inquérito mostra que, apesar das diferenças sobre a estratégia a seguir, a maioria dos canadianos defende uma posição firme nas negociações comerciais com os Estados Unidos.



