
Uma nova sondagem indica que sete em cada 10 canadianos apoiam tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos da América (EUA), em resposta às medidas de Donald Trump.
O Presidente americano tem ameaçado impor tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio, com início previsto para 12 de março. No início do mês, suspendeu temporariamente o plano que previa tarifas gerais de 25% sobre produtos do Canadá e do México. Além disso, quer aplicar uma taxa de 10% sobre a energia canadiana.
O inquérito da Leger revela que a maioria dos canadianos está a reduzir compras de produtos americanos, em resposta a estas ameaças. 63% dizem comprar menos artigos dos EUA em lojas físicas, 62% compram menos online e metade diminuiu o consumo de ‘fast food’ em cadeias americanas.
De acordo com os especialistas, os canadianos estão descontentes e dispostos a tomar medidas concretas para apoiar a economia local.
A sondagem foi feita online entre 14 e 17 de fevereiro, com 1.500 canadianos. Como não foi aleatória, não tem margem de erro estatística.
