Inflação acelera para 2,4% em setembro, diz Statistics Canada

Foto: Pexels

A inflação anual acelerou para 2,4% em setembro, de acordo com  a Statistics Canada, a  21 de outubro. Isso representa um aumento de meio ponto percentual em relação aos 1,9% registados em agosto e um pouco acima das expetativas dos economistas.

A subida, segundo a agência nacional, deve-se em grande parte às variações anuais nos preços da gasolina e à pressão persistente nos supermercados.

Os preços da gasolina continuam a cair ano a ano, principalmente devido à remoção do preço do carbono para o consumidor, embora os preços nas bombas tenham subido modestamente numa base mensal. Com os preços da gasolina a cair menos ano a ano em setembro do que em agosto, a Statistics Canada afirmou que isso impulsionou a inflação geral.

Entretanto, os consumidores enfrentam uma pressão persistente nos supermercados. Os preços dos legumes frescos subiram 1,9% ao ano em setembro, após uma queda em agosto, e os custos do açúcar e dos produtos de confeitaria também aceleraram 9,2%, em comparação com 5,8% no mês anterior.

O relatório de inflação de setembro é a última análise sobre os dados de preços antes da próxima decisão do Banco do Canadá sobre as taxas de juro, agendada para 29 de outubro.