
14 creches de Toronto abandonaram o programa de 10 dólares por dia, sendo que metade delas estão relacionadas.
A Sunnyside Day Care, com duas instalações na zona oeste de Toronto, representa dois dos 14 centros da cidade que notificaram a sua saída do sistema de 10 dólares por dia, desde que a província anunciou uma nova fórmula de financiamento, há muito esperada, no verão.
O programa nacional subsidia as mensalidades para os pais em Ontário, e estas foram até agora reduzidas pelo menos para metade, com o objetivo de chegar aos 10 dólares por dia até 2026.
Segundo o centro, as novas tarifas ascenderiam a 2.565 dólares por mês por uma vaga para bebés, com base nas tarifas anteriores à pandemia e tendo em conta “aumentos anuais diferidos em relação à inflação”.
A Teddy Bear Academy e a Curious Caterpillars também constam da lista das que abandonam o programa, tendo a Curious Caterpillars dois centros registados, a Alphabet Station e a Alphabet Academy.
A ministra da Educação, Jill Dunlop, disse que as relações aparentes entre as creches que estão a sair do programa são novidade para ela, uma vez que os dados provinciais mostram que 96% dos operadores com fins lucrativos têm um ou dois locais e são principalmente pequenas empresas detidas por mulheres.
Ontário tem pressionado o Governo federal para obter mais dinheiro, afirmando que a província utilizou até agora o dinheiro federal para reduzir as taxas para os pais, mas que resta pouco financiamento para ajudar os operadores a criar mais vagas ou para aliviar a crise de recrutamento e retenção de educadores da primeira infância.
Dunlop disse que sente pena das famílias nesta situação, mas não indicou quaisquer soluções imediatas que as pudessem ajudar.
