
Madrid, 13 ago 2025 (Lusa) – A inflação homóloga em Espanha subiu para 2,7% em julho, mais quatro décimas que no mês anterior, devido ao aumento do preço da eletricidade, dos combustíveis e dos lubrificantes, confirmou hoje o instituto nacional de estatística espanhol (INE).
Num comunicado hoje divulgado, onde anuncia os dados definitivos de julho, o INE precisa que a taxa de inflação subjacente (sem energia e alimentos frescos) avançou para 2,3% em julho, mais uma décima, e que a taxa de inflação dos alimentos desceu uma décima para 2,7%.
A aceleração da taxa geral deve-se, principalmente, ao aumento dos preços da eletricidade, em comparação com a descida registada em julho do ano passado, e ao aumento do preço dos combustíveis e lubrificantes para veículos particulares em relação ao ano anterior.
Em cadeia, a inflação em Espanha desceu 0,1% em julho face a junho, depois de ter registado nove subidas desde o mínimo de setembro do ano passado, quando os preços desceram 0,6% face a agosto.
MC // EA
Lusa/Fim