Império das Crianças de Cambridge celebra Espírito Santo

Imagens de João Silva

O Oriental Sport Club Inc., fundado em 1965 em Cambridge, Ontário, celebrou, entre os dias 19 e 20 de julho, a sua festa anual em louvor do Divino Espírito Santo do Império das Crianças.

A festa, de origem açoriana, é dedicada às crianças luso-canadianas da cidade e aos seus familiares.

O evento religioso, este ano elaborado pela nova direção administrativa do clube, incluindo os novos presidente John Silva e vice-presidente Artur Silva e a ‘mordoma’ Sandy Chave, teve início no sábado passado, dia 19.

As celebrações arrancaram com a distribuição de sopas do Divino Espírito Santo a todos os irmãos do Império das Crianças.

No domingo, dia 20, foi o grande dia. Pelas 10 am, as cerimónias religiosas começaram com o cortejo da coroação no recinto da igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Às 11 am, teve início a missa solene presidida pelo padre Alberto Ferreira, com coroação da ‘mordoma’ e das suas filhas, jovens e familiares.

Enquanto isso, nas instalações do clube, pelas 12 pm, foram servidas as tradicionais sopas, à moda da ilha açoriana de Santa Maria, para as pessoas da terceira idade.

Depois das cerimónias religiosas na igreja, todas as pessoas e organizações de vários impérios e irmandades do sul de Ontário seguiram até ao clube. Por volta da 1 pm, houve novo cortejo à entrada do portão.

Os devotos desfilaram em direção à capela, onde foram depositadas no altar as coroas e a bandeira do Divino Espírito Santo das crianças ‘imperadoras’, Wendy, Victoria, Bella e Vanessa, e da mãe Sandy Chaves. O momento simbólico concretizou-se ao som do hino do Espírito Santo, por um grupo da recém-formada Banda Filarmónica de Cambridge.

Pelas 2 pm, no salão de festas do Clube Oriental, foram servidas as tradicionais sopas, carne, massa, vinho e refrescos a toda a comunidade presente em honra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Às crianças foi servida pizza.

Durante a tarde, as crianças puderam desfrutar de muita diversão ao ar livre, com muitos jogos e pinturas faciais, no parque do Clube Oriental.

No entretenimento, houve atuação da jovem cantora Sienna Bailarinha e do Grupo Folclórico Português de Cambridge.

No final, houve sorteio de bilhetes e entrega dos prémios aos vencedores. Isto marcou o encerramento de mais um ciclo das festas de verão ao ar livre pela comunidade portuguesa de Cambridge.