
As universidades canadianas enfrentam dificuldades financeiras devido aos cortes nos vistos de estudantes internacionais. A Universities Canada alerta que a situação é um “terramoto” num sistema já fragilizado.
Segundo o Governo federal, em 2024 foram emitidos menos 40% de vistos em comparação com o ano anterior. Para 2025, a meta é reduzir mais 10%.
A quebra no número de vistos e a consequente pressão financeira já têm impactos tangíveis. O Centennial College, em Toronto, suspendeu 49 programas. A Universidade de Winnipeg eliminou a equipa feminina de futebol e um programa de inglês.
Um relatório da ApplyBoard estima que, em 2024, as aprovações de vistos para estudantes dos chamados ‘colleges’ tenham caído 60%, enquanto para universidades a redução foi de 40%. O documento indica que, em Ontário, a aprovação de vistos caiu 55% em 2024. Em Alberta, prevê-se uma descida de 30% quando os dados de 2024 forem analisados.
As instituições alertam que a redução de estudantes internacionais pode levar a mais cortes de programas, despedimentos, maior tamanho de turmas e congelamento de contratações.
O Governo federal afasta responsabilidades. Diz que nunca impôs propinas mais altas a estrangeiros e que os desafios financeiros das universidades cabem às províncias.