História: LiUNA apoia exposição em memória do Holocausto

Foto: X Joseph Mancinelli

27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este ano, assinalam-se 80 anos desde o dia em que as tropas soviéticas chegaram ao campo de concentração de Auschwitz.

Em data de recordar este marco histórico, Joe Mancinelli, Vice-Presidente Internacional da LiUNA e Diretor Canadiano da LiUNA Central e Oriental, partilhou nas redes sociais uma exposição patente desde 10 de janeiro e até 1 de setembro no Royal Ontario Museum (ROM), em Toronto.

A exposição internacional, criada por Musealia, co-produzida pelo Memorial e Museu Auschwitz-Birkenau, na Polónia, e desenvolvida com um conceituado painel internacional de curadores e historiadores, conta com testemunhos de sobreviventes, documentação histórica e relatos em primeira mão de forças emancipadoras, que criam uma poderosa ligação com os mais de 500 objetos originais da exposição.

Muitos destes objetos nunca foram expostos no Canadá. Os objetos foram emprestados pelo Memorial de Auschwitz e por mais de 20 outras grandes instituições e coleções privadas de todo o mundo.

A exposição, com o nome ‘Auschwitz. Não há muito tempo. Não muito longe’ conta com apoio da LiUNA através do compromisso contínuo do sindicato com o avanço da educação e preservação da memória do Holocausto.