Habitação: Menos casas vendidas na GTA e mais casas à venda em abril

As vendas de casas na área da Grande Toronto caíram em abril, pelo terceiro mês consecutivo, e os preços subiram, uma vez que as elevadas taxas de juro, que já duravam há mais de duas décadas, impediram a recuperação do mercado imobiliário na principal região metropolitana do Canadá, segundo dados divulgados na quinta-feira, 2 de maio.

As vendas de casas diminuíram 3,4% em abril em relação ao mês anterior, depois de terem caído 2,4% em março, de acordo com os dados da Toronto Regional Real Estate Board (TRREB).

Já os preços médios das casas subiram 1,5% no mês passado para 1,12 milhões de dólares, o valor mais alto desde dezembro, enquanto a percentagem de casas postas à venda desceu 5,9%, segundo os dados.

As vendas de casas aumentaram em dezembro e janeiro, apontando para uma recuperação do mercado em antecipação dos cortes nas taxas de juro pelo Banco do Canadá. Este frenesim desvaneceu-se a partir de fevereiro, uma vez que o arrefecimento da inflação, mais lento do que o previsto, e uma economia relativamente forte fizeram recuar as apostas de uma redução das taxas.

As vendas caíram 5% no mês passado face a abril de 2023. A percentagem de casas à venda aumentou 47,2% em uma base anual, o que significa que houve um aumento na escolha para os compradores de casas, acrescentou a Toronto Regional Real Estate Board.

FOTO: UNSPLASH