Habitação: Governo do Canadá anuncia medidas para aliviar crise imobiliária

O Governo federal anunciou novas medidas de apoio à habitação. Um dos objetivos é ajudar os jovens que querem comprar a sua primeira casa e também os proprietários em risco de perder as habitações que já têm.  

Chrystia Freeland anunciou esta quinta-feira, dia 11 de abril, várias medidas para tornar a habitação do Canadá mais acessível.

De acordo com a vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, as mudanças vão ajudar os jovens compradores a obter a sua primeira casa e os atuais proprietários a pagar as casas que têm.

Uma das medidas refere-se ao chamado ‘Registered Retirement Savings Plan’ (RRSP). A partir de 16 de abril, quem quiser comprar a sua primeira casa vai poder retirar mais dinheiro desta conta poupança para dar a entrada.

De acordo com Freeland, esse valor pode ser complementado com o dinheiro angariado através do ‘Tax-Free First Home Savings Account’. Trata-se de outra conta poupança para a compra da primeira casa sem a necessidade de pagar impostos.

Por outro lado, a partir de 1 de agosto, quem comprar uma casa pela primeira vez terá 30 anos para pagar a hipoteca. A medida aplica-se a compradores de casas recém-construídas com hipotecas seguradas.

O Governo anunciou ainda medidas para os canadianos que já têm casa, nomeadamente mudanças permanentes no período de amortização das hipotecas. O objetivo é ajudar os mutuários com dificuldades financeiras.

Um dia depois do anúncio de Freeland, o Governo federal anunciou mais medidas de combate à crise imobiliária, nomeadamente o reforço dos incentivos fiscais à construção de habitação e mais de mil milhões de dólares para os sem-abrigo.

Foto: Pixabay