A crise da aquisição de casa própria no Canadá deverá agravar-se nos próximos anos, uma vez que as vendas de projetos propostos se encontram a níveis historicamente baixos, impedindo o financiamento necessário para a construção, segundo economistas e agentes imobiliários.
A venda destes projetos propostos, que incluem uma série de condomínios com um ou dois quartos em grandes centros como Toronto, é normalmente designada por vendas em pré-construção, e a maior parte destas propriedades é normalmente comprada por investidores para arrendamento.
Muitos canadianos têm sido excluídos da compra de casa própria desde que as taxas de juro começaram a subir, há dois anos, e, mesmo com a descida das taxas e a flexibilização das regras hipotecárias, os compradores não investidores têm tido dificuldades.
Apesar de grandes investimentos na construção nas grandes cidades, economistas e agentes imobiliários afirmaram que os consumidores se têm afastado do mercado por uma série de razões: elevados custos das hipotecas, menores perspetivas de valorização do capital, aumentos mais lentos das rendas e a incerteza que paira sobre o mercado da habitação quanto à descida das taxas de juro e sobre se as medidas governamentais ajudarão.
De acordo com o ‘Housing Supply Report’ da agência federal de habitação CMHC de setembro, as vendas de novos condomínios caíram mais de metade nos primeiros seis meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior.