
Nações Unidas, 02 jun 2023 (Lusa) – O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou hoje a violência no Senegal e apelou à contenção de todas as partes, após os protestos contra a condenação do lÃder da oposição, Ousmane Sonko, terem feito nove mortos.
Segundo o vice-porta-voz de Guterres, o lÃder das Nações Unidas acompanha de perto a situação no paÃs africano e apresentou as suas condolências à s famÃlias dos que perderam a vida.
Guterres “condena veementemente o uso da violência, pede calma e pede a todos os atores que exerçam moderação”, disse o porta-voz Farhan Haq.
Pelo menos nove pessoas morreram na quinta-feira em violentos protestos desencadeados após Sonko ter sido condenado a dois anos de prisão por aliciamento de menores, o que o impediria de concorrer às eleições presidenciais de 2024.
Hoje, a organização não-governamental (ONG) Amnistia Internacional condenou a violência, mas foi mais firme ao atribuÃ-la sobretudo à polÃcia senegalesa.
A ONG apelou a “investigações credÃveis e independentes sobre as mortes ocorridas durante as manifestações”.
Sonko foi levado a julgamento em 23 de maio depois de ter sido acusado no inÃcio de 2021 por um jovem massagista, Adji Sarr, de “violações repetidas” e “ameaças de morte”.
O lÃder da oposição e a sua comitiva denunciaram a “instrumentalização” da justiça por parte de Macky Sall – Presidente do paÃs desde 2012 e reeleito em 2019 – para impedir Sonko de concorrer à s eleições presidenciais marcadas para fevereiro de 2024.
Conhecido pelo seu discurso “antissistema”, o lÃder da oposição critica a má governação, a corrupção e o neocolonialismo francês e tem muitos seguidores entre a juventude senegalesa.
Â
MYMM // PJA
Lusa/Fim
Â



