
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, assinou esta segunda-feira, dia 10, uma ordem executiva para impor tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, incluindo as provenientes do Canadá e do México.
Trump disse que as tarifas sobre o aço e o alumínio teriam impacto em “toda a gente” quando lhe perguntaram que países seriam afetados. “Qualquer aço que entre nos EUA vai ter uma tarifa de 25%. O alumínio também”, disse aos jornalistas.
Ainda antes da assinatura da ordem executiva, face às ameaças, o ministro da Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne, afirmou que o aço e o alumínio canadianos sustentam indústrias essenciais nos EUA, incluindo a defesa, a construção naval e a fabricação de automóveis. Champagne frisou que o Governo do Canadá vai insistir na defesa do Canadá, dos seus trabalhadores e indústrias.
A Associação Canadiana de Produtores de Aço manifesta profunda preocupação com as tarifas, recordando os prejuízos e interrupções provocados por medidas semelhantes durante o mandato anterior de Trump.
Recentemente, Trump voltou ainda a referir a anexação do Canadá aos EUA como a melhor para o país. O embaixador do Canadá em França, Stéphane Dion, disse que estas repetidas ameaças de anexação violam o direito internacional.
