Guerra comercial: Trudeau critica tarifas sobre aço e alumínio e promete “resposta firme”

Foto: Justin Trudeau/Facebook

A decisão dos Estados Unidos da América (EUA) de aplicar novas tarifas sobre o aço e alumínio importado, incluindo do Canadá, está a gerar indignação no país. Justin Trudeau classificou a medida como “totalmente injustificada”. O primeiro-ministro reagiu à notícia esta segunda-feira, dia 10, à margem da Cimeira de Ação sobre Inteligência Artificial, em Paris.

Em declarações aos jornalistas, Trudeau sublinhou que o Governo federal vai trabalhar com Washington para demonstrar o impacto negativo da medida. Mas deixou um aviso: “Se for preciso, a nossa resposta será firme e clara.”

Trump assinou um decreto que impõe tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio, incluindo do Canadá. Estas medidas já tinham sido aplicadas em 2018 e foram posteriormente suspensas. Agora, os setores industriais canadianos alertam para consequências graves.

A Câmara do Comércio do Canadá diz tratar-se de “uma decisão errada a vários níveis”. O setor empresarial pede medidas urgentes para proteger a economia e os postos de trabalho.

Os economistas alertam que as exportações de aço e alumínio para os EUA representam cerca de 35 mil milhões de dólares anuais, com impacto significativo nas províncias de Ontário e Quebec. A Toronto Region Board of Trade apela a ações imediatas, incluindo a aplicação de contra tarifas para defender o mercado interno do Canadá.

As empresas canadianas pedem também reformas estruturais para acelerar projetos nacionais de energia e minerais críticos, de modo a fortalecer a economia e reduzir a dependência dos EUA.