Grupo químico alemão BASF negoceia aquisição da concorrente Evonik

Lisboa, 25 set 2026 (Lusa) – O grupo químico alemão BASF apresentou uma proposta de compra da Evonik, avaliada em 12 mil milhões de euros, com a intenção de expandir a presença internacional e consolidar a sua posição no mercado.

Fontes citadas pelo jornal Financial Times revelam que a BASF manteve conversações com a Evonik e o seu principal acionista, a fundação alemã RAG-Stiftung, com vista à aquisição daquele que é um dos seus principais concorrentes.

A BASF precisa de convencer os acionistas e executivos da Evonik e de estar alinhada com a estratégia da empresa alemã, o que poderá implicar o pagamento de um prémio significativo sobre o preço das ações, segundo as fontes citadas pelo jornal britânico.

A fundação RAG-Stiftung detém uma participação de 44% na Evokik, o que torna crucial a sua concordância para a realização do negócio.

As ações da Evonik estão a ser negociadas com uma subida de quase 8% em relação ao preço de fecho de quinta-feira, enquanto as ações da BASF caíram mais de 3% na Bolsa de Frankfurt.

A BASF reportou um lucro líquido de 5.072 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2026, um aumento de 472% face ao lucro de 887 milhões de euros registado no mesmo período do ano anterior.

CT // EA

Lusa/Fim