Grupo de médicos de Ontário defende melhorias no sistema de saúde

Foto: EVG Culture/Pexels
Foto: EVG Culture/Pexels

Um grupo de médicos de Ontário divulgou um relatório com o objetivo de melhorar os serviços de saúde da província. A Ontario Medical Association pretende, entre outras medidas, apostar na resposta a uma nova pandemia.

Reduzir os tempos de espera dos pacientes; expandir os serviços de saúde mental e de dependências químicas; apostar nos cuidados domiciliares; e investir na resposta à próxima pandemia. São estas as principais prioridades de um grupo que representa os médicos de Ontário.

A Ontario Medical Association partilhou as suas recomendações para melhorar o sistema de saúde da província num novo relatório publicado esta terça-feira, dia 26 de outubro.

A análise destaca a necessidade de se fortalecer as unidades de saúde pública. Por outro lado, diz que cada paciente deve dispor da sua própria equipa de profissionais de saúde.

O grupo apela a que os partidos incluam estas recomendações nas respetivas agendas políticas, no contexto das eleições provinciais de junho.

A associação também quer combater os atrasos nos serviços médicos causados pela pandemia, a par dos tempos de espera excessivos, registados há vários anos.

O relatório pede financiamento adequado para lidar com estes atrasos. Além disso, defende a aposta na educação das pessoas sobre estilos de vida saudáveis e melhorias na recolha de dados.