Greve: Canada Post e sindicato chegam a acordo sobre ‘lay-off’ temporário

Foto: Facebook Ontario Region CUPW

O Sindicato Canadiano dos Trabalhadores dos Correios (CUPW) afirmou, a 11 de dezembro, que foi resolvida uma queixa relativa a práticas laborais injustas relacionadas com os despedimentos efetuados pela empresa.

O sindicato apresentou a queixa ao Conselho de Relações Industriais do Canadá, a 29 de novembro, depois de centenas de trabalhadores dos correios em greve terem recebido avisos de despedimento temporário durante a greve.

O sindicato afirmou que foi alcançado um acordo mediado que exige que o Canada Post notifique os trabalhadores afetados de que não estão em ‘lay-off’ temporário.

No entanto, o Canada Post afirmou que, nos termos da resolução, se reserva o direito de proceder a ajustamentos de pessoal no futuro, se necessário.

A pressão para que o governo intervenha também está a aumentar, mas o ministro federal do Trabalho, Steven MacKinnon, voltou a reforçar, a 11 de dezembro, que o Governo não vai intervir.

Justin Trudeau, confrontado no período de perguntas na Câmara dos Comuns, também sublinhou que o melhor acordo possível para o Canada Post e o sindicato deve ser alcançado na mesa de negociações, e sem influência do governo.

Até ao fecho desta peça, as negociações com o mediador federal permaneciam suspensas.