Governo timorense cria linha de emergência para atender casos de violência

Díli, 22 out 2025 (Lusa) — O Governo de Timor-Leste aprovou hoje, em reunião do Conselho de Ministros, a criação de uma linha de emergência para atendimento de casos de violência baseada no género e de violência contra crianças e jovens.

A denominada Linha Solidária, com o número 116, é gratuita e confidencial e vai estar disponível 24 horas por dia.

“O número único 116 estará acessível a partir de qualquer rede de telecomunicações nacional, permitindo o encaminhamento rápido dos casos e a ativação imediata dos meios de resposta em situações de risco iminente”, salienta o Governo.

O serviço, segundo o comunicado do Conselho de Ministros, pretende “assegurar um canal imediato de resposta a situações de violência, garantindo o acesso das vítimas a apoio psicológico, social, jurídico e institucional”.

“O novo mecanismo será gerido pelo Ministério da Solidariedade Social e Inclusão e terá como parceiros principais alguns ministérios, autoridades municipais e parceiros de desenvolvimento, com o objetivo de reforçar a proteção das vítimas e a coordenação entre os serviços de emergência, segurança, saúde e justiça”, acrescenta o comunicado.

Dados da Comissão para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres, da ONU, indicam que em Timor-Leste mais de metade das mulheres com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos sofreu violência física ou sexual de um parceiro do sexo masculino.

MSE // APL

Lusa/Fim