Governo federal quer aumentar número de agentes nas fronteiras

Foto: Facebook Mazhar Shafiq

O Governo federal anunciou esta sexta-feira, 17 de outubro, que está a cumprir uma promessa de campanha no seu próximo orçamento, com financiamento para contratar mais mil agentes para a Agência de Serviços e Fronteiras do Canadá (CBSA).

O investimento faz parte do plano para reprimir o tráfico transfronteiriço de drogas, armas ilegais e carros roubados.

No comunicado do gabinete do primeiro-ministro, consta também um aumento do subsídio de recrutamento da CBSA pela primeira vez em duas décadas, elevando-o de 125 para 525 dólares por semana, e alterações nos benefícios, que permitirão aos que estão na linha da frente reformarem-se após 25 anos de serviço.

Este é o mais recente de um conjunto de anúncios do Governo liberal destacando medidas a serem incluídas no orçamento de outono.

A 16 de outubro, Mark Carney já tinha anunciado também um plano de contratação de mais mil funcionários para a Royal Canadian Mounted Police.

Entretanto, na quinta-feira, dia 16, Carney informou que ainda não é hora de reagir aos Estados Unidos da América (EUA), apesar dos inúmeros apelos por retaliações, incluindo o mais recente de Doug Ford no Empire Club of Canada, em Toronto, a 14 de outubro.

O primeiro-ministro afirmou que as negociações estão em curso e que as decisões precisam de ser tomadas em prol do Canadá e não por impulso.