Governo federal investe na proteção de minas de grafite no Quebec

Foto: Pexels

O Governo do Canadá está a trabalhar no fortalecimento do setor de minerais críticos com anúncio de investimentos na Northern Graphite Corporation, através da sua subsidiária no Quebec, a Graphite Nordique.

Construir uma economia forte e um futuro mais seguro significa aproveitar a riqueza dos recursos minerais e a experiência do Canadá em minerais críticos.

O Canadá já produz mais de 60 minerais e metais, e Lac-des-Îles, no Quebec, abriga a única mina de grafite em operação na América do Norte, de propriedade da Northern Graphite Corporation e operada pela sua subsidiária em Quebec, a Graphite Nordique Inc.

A ministra da Indústria e ministra do Desenvolvimento Económico do Canadá para as Regiões de Quebec, Mélanie Joly, e o ministro da Energia e Recursos Naturais, Tim Hodgson, anunciaram a 26 de agosto, um investimento federal de 6.225.000 dólares para apoiar o projeto de expansão da Graphite Nordique em Lac-des-Îles.

O investimento vai contribuir para manter uma produção doméstica anual de aproximadamente 20 mil toneladas de grafite, protegendo um ativo estratégico para os interesses de segurança nacional do Canadá, ao mesmo tempo que reforça o papel do Canadá nas cadeias de valor globais de minerais críticos. O projeto também vai gerar benefícios económicos significativos, modernizando as operações de extração, mantendo empregos importantes para a comunidade e fortalecendo as cadeias de valor.

O financiamento é atribuído pelo Ministério dos Recursos Naturais do Canadá (NRCan) através do programa de Desenvolvimento Económico do Canadá para as Regiões do Quebec (CED).