Governo federal atribui 11 designações de importância histórica nacional em 2025

Foto: Facebook Seven Oaks House Museum

O Governo federal do Canadá anunciou em outubro a designação de 11 pessoas, locais e eventos de importância histórica nacional no âmbito do Programa Nacional de Comemoração Histórica da Parks Canada.

As designações honram a diversidade da história do Canadá.

A nível de locais, a designação foi atribuída ao museu Seven Oaks House em Winnipeg, Manitoba . A sua construção data de 1851 a 1853, pertencendo aos chefes de uma influente família escocesa-métis no assentamento de Red River.

Quanto a pessoas, foram designados: o comerciante de peles, político e historiador canadiano William Kennedy; a enfermeira Charlotte Edith Anderson Monture; a ativista Mary Two-Axe Earley; e o promotor do movimento cooperativo em Saskatchewan Everett Baker.

Os eventos designados foram: o RCMP Musical Ride, a Invenção do Morris Rod-Weeder, a eletrificação rural em todo o Canadá, o caso Klippert de 1967, o incêndio de Miramichi de 1825 e o treinamento da Primeira Guerra Mundial no Campo Sarcee.

No anúncio das designações atribuídas, a eletrificação rural em todo o Canadá foi um dos destaques, tendo em conta as melhorias sentidas na qualidade de vida e o acesso a novas tecnologias para a comunidade canadiana.

Mary Two-Axe Earley, a pioneira na luta pela igualdade das mulheres das Primeiras Nações chamou a atenção nacional para a discriminação de género na Lei Indígena e foi a primeira pessoa a ter o seu estatuto restabelecido ao abrigo da Lei Indígena alterada.

O RCMP Musical Ride foi destacado em homenagem à história da equitação na história da força policial federal.

O incêndio de Miramichi, ocorrido em outubro de 1825, foi destacado pela queima de cerca de 15.500 km² no nordeste de New Brunswick, que devastou comunidades, matou centenas de pessoas e deixou milhares sem casa.

Por fim, foi destacado o treinamento da Primeira Guerra Mundial no Campo Sarcee, tendo em conta que o estabelecimento do campo em Calgary em 1915 permitiu a introdução de 45 mil canadianos à vida militar. O uso contínuo do Campo Sarcee durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria ressalta seu papel duradouro na história militar do Canadá.

Ao compartilhar essas histórias com os canadianos, o Governo espera promover a compreensão e a reflexão sobre as diversas histórias, culturas, legados e realidades do passado e do presente do Canadá.