
Um abastecimento alimentar local forte que proteja os agricultores, a cadeia de abastecimento e o ambiente: esse é o objetivo do financiamento provincial de 5,4 milhões de dólares para 28 projetos de pesquisa da Universidade de Guelph (U of G).
O investimento anunciado pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Agronegócio, ocorre através da Aliança de Inovação Agroalimentar de Ontário, uma colaboração entre a Universidade de Guelph, o Governo de Ontário e a sua agência Agricultural Research and Innovation Ontario (ARIO).
O investimento estratégico em investigação através da Ontario Agri-Food Innovation Alliance vai impulsionar o crescimento dos produtores locais e das empresas agrícolas, mas também reforçar a resiliência do setor, dotando a próxima geração de inovadores das ferramentas e conhecimentos necessários para liderar o futuro da alimentação.
A Aliança aproveita a liderança da U of G como a universidade melhor classificada do Canadá em ciências veterinárias e ciências alimentares e agrícolas para oferecer soluções para Ontário. O seu ecossistema único de investigação e inovação agroalimentar permite que os especialistas da instituição de ensino desenvolvam novas tecnologias, colaborem com a indústria e formem uma força de trabalho futura altamente qualificada.
O Governo de Ontário e a U of G trabalham em conjunto com o setor agroalimentar há mais de 150 anos com vista a enfrentar os desafios em constante evolução do setor.
Entre os 28 projetos selecionados para o financiamento destacam-se: desenvolvimento de um robô alimentado por bateria e controlado por inteligência artificial (IA) para controlo de pragas; criação de colmeias mais saudáveis e ajuda aos agricultores na economização de dinheiro através de estratégias de nutrição e gestão da redução dos gases com efeitos de estufa.
