
Macau, China, 31 mar 2026 (Lusa) — O Governo de Macau propôs hoje que as escolas locais se transformem em centros de aprendizagem para idosos, uma adaptação à baixa taxa de natalidade e rápido envelhecimento do território.
Macau registou no ano passado 2.871 recém-nascidos, o menor número de nascimentos em quase 50 anos.
Mas a taxa de fecundidade em Macau já tem vindo a cair há 11 anos consecutivos, atingindo em 2025 outro mínimo histórico de 0,47 nascimentos por cada mulher entre 15 e 49 anos, segundo dados oficiais.
“Vamos apoiar através de programas específicos escolas com condições para se transformarem em instituições de educação contínua, oferecendo aperfeiçoamento, formação profissional e aprendizagem para idosos”, disse a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, O Lam, durante uma sessão de assembleia legislativa.
Segundo o Governo, esta medida deve-se à “mudança na estrutura demográfica de Macau”, “ao ajustamento da estrutura industrial” e “às necessidades de desenvolvimento social”.
Estatísticas dos Serviços de Educação mostram que neste ano lectivo registou-se uma redução de 26 turmas nos jardins-de-infância e de 63 docentes do ensino infantil.
Para resolver a situação, a secretária acrescentou que serão concedidos também subsídios a escolas para a renovação funcional dos seus edifícios escolares e “atualização dos seus equipamentos pedagógicos”.
Serão organizadas “ações de formação relacionadas com a reconversão profissional, a fim de facilitar uma transição tranquila de escolas e docentes”, e “serão concedidos subsídios a docentes na obtenção de certificações profissionais”, acrescentou.
Segundo o Governo, foi realizado um inquérito a mais de 500 professores com “mais de dois terços” a mostrarem-se dispostos a mudar.
No mesmo evento, Kong Chi Meng, diretor da Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude, afirmou que, por enquanto, “há cerca de seis escolas dispostas a fundir-se” e “três escolas dispostas a transformarem-se”.
Com menos nascimentos, os idosos de Macau, com 65 ou mais anos — cerca de 105.200 em 2025 — representavam 15,3% da população, mais 0,7 pontos percentuais do que no ano anterior.
A população da cidade atingiu 688.900 pessoas no final de 2025, um aumento ligeiro de 0,1% face ao ano anterior, sendo que 80.300 eram jovens até aos 14 anos (11,7%).
A população idosa ultrapassou pela primeira vez a dos jovens em 2023, com o Governo de Macau a prever uma “superbaixa taxa de natalidade” ainda esta década e perto de um quarto da população idosa até 2041.
JW (VQ/NCM) // VM
Lusa/Fim
