Futebolistas Inês Meninas e Raquel Ferreira chamadas pela primeira vez à seleção

Oeiras, Lisboa, 20 nov 2025 (Lusa) — O selecionador português de futebol feminino, Francisco Neto, chamou hoje pela primeira vez as futebolistas Inês Meninas (Valadares Gaia) e Raquel Ferreira (Torreense) para os jogos de preparação com Países Baixos e o Brasil.

A defesa Inês Meninas e a média Raquel Ferreira integram pela primeira vez a lista de convocadas da seleção AA, numa lista de 25 jogadores que conta com as regressadas Ana Capeta e Telma Encarnação.

Francisco Neto assumiu plano por “expor” as jogadores de Portugal a “estímulos” proporcionados por adversários poderosos, como os Países Baixos e o Brasil, antes do apuramento para o Mundial2027 feminino de futebol.

“Sentimos que somos capazes de ser competitivos nesses jogos e, por isso, quanto mais vezes pudermos expor as nossas jogadoras a este tipo de estímulos, melhor elas vão estar preparadas. Fazemo-lo na formação sempre que podemos e também nas seniores. Neste momento é o momento em que podemos fazê-lo: como falámos isto também na última convocatória, no calendário internacional não há espaço para muitos amigáveis”, transmitiu Neto, depois de anunciar, na Cidade do Futebol, o lote de 25 convocadas para os jogos de preparação frente a neerlandesas e brasileiras.

Na conferência que se seguiu ao anúncio da convocatória, o selecionador transmitiu a sua visão de que apenas desta forma Portugal estará apto a “estar entre os melhores” e habituar as suas camadas jovens e seleção principal a participar — com resultados meritórios — nas principais competições.

“Essa é a nossa missão, não podemos estar a passar outra palavra. A nossa estrutura passa-lo muito à nossa formação: queremos jogar com os melhores, estar entre os melhores e queremos, nas camadas jovens, ir cada vez mais vezes às fases finais, nas seniores ir cada vez mais vezes às fases finais e sabemos que, para nós, só uma ideia, um sentido e um grande objetivo, que é proporcionar às nossas jogadoras essas experiências de poder jogar contra as melhores”, assumiu.

Francisco Neto centrou atenções no próximo Mundial de futebol, que se realizará no Brasil, esperando repetir a presença de 2023, num torneio coorganizado por Austrália e Nova Zelândia, com jogos de preparação de grau de dificuldade máxima.

“Vamos jogar agora contra os Países Baixos e o Brasil, as campeãs da CONMEBOL [América do Sul]; antes, a Espanha, campeã do Mundo, a Inglaterra, campeãs da Europa… não houve ninguém que em 2025 o tenha feito. Uns dos jogos foram feitos por convite, outros por obrigação de calendário e sorteios”, recordou o selecionador.

A seleção das ‘quinas’ integra o Grupo B3 [da Liga B] da fase de qualificação europeia, juntamente com Finlândia, Eslováquia e Letónia, disputando o acesso ao play-off, no qual os vencedores, juntamente com os quatro piores classificados dos grupos da Liga A, defrontam e os terceiros e quartos da Liga B.

Para a fase seguinte avançam 16 seleções, para um segundo play-off, do qual se qualificam sete para o Mundial — juntando-se às quatro vencedoras dos grupos da Liga A -, enquanto a oitava vencedora dessa eliminatória, com pior ranking, ainda enfrenta um play-off intercontinental.

A UEFA tem 11 vagas na qualificação para o Mundial2027, que podem ser acrescidas de uma 12.ª, em caso de triunfo nesse play-off final.

A fase de grupos das Ligas decorrerá entre março e junho de 2026 e será decisiva para o apuramento para o Mundial, bem como para uma eventual promoção da seleção das ‘quinas’ à Liga A, na qual se insere a ‘elite’ do futebol feminino.

 

Lista de convocadas:

 

Guarda-redes: Inês Pereira (Deportivo, Esp), Patrícia Morais (Sp. Braga) e Sierra Cota-Yarde (AFC Toronto, Can)

Defesas: Bárbara Lopes (Torreense), Beatriz Fonseca (Sporting), Carole Costa (Benfica), Carolina Correia (Torreense), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Benfica), Érica Cancelinha (Sporting), Inês Meninas (Valadares Gaia) e Lúcia Alves (Benfica)

Médios: Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Andreia Faria (Al Nassr, Sau), Dolores Silva (Levante, Esp), Fátima Pinto (Strasbourg, Fra), Kika Nazareth (Barcelona, Esp), Maria Alagoa (Sp. Braga), Raquel Ferreira (Torreense) e Tatiana Pinto (Juventus, Ita)

Avançadas: Ana Capeta (Sporting), Carolina Santiago (Sporting), Jéssica Silva (Al-Hilal, Sau), Maísa Correia (Sporting) e Telma Encarnação (Sporting).

 

RBYR // AJO

Lusa/Fim